Na incansável busca do tempo perdido, envelhecemos com nossos desejos e vontades de um dia nos ocuparmos com tudo aquilo que realmente importa, redescobrindo que a vida pode ser muito mais alegre, divertida e prazerosa. Quando simplificamos a rotina removendo tudo o que é de fato acessório, focamos nas relações e desfrutamos ao máximo do que temos à nossa disposição.
A conversa desse episódio é com a escritora e mestre Lucia Borini, que aborda brilhantemente os temas da ciência da ocupação, o pertencimento e o acolhimento como fontes de revitalização para as mentes de quem deseja manter-se ativo, funcional e participativo na sociedade.
Com sua vivência e experiência em Centros de Convivência enquanto terapeuta ocupacional, compartilha casos e exemplos sobre o processo de envelhecer bem, a necessidade de cada vez mais proporcionar ambientes para uma interação humana saudável, as questões geracionais, de gênero, de classe social e o quanto o planejamento, preparação e consciência são necessários para a entrada no ciclo de vida que recomeça em uma aposentadoria, seja ela voluntária ou compulsória.
No final, não importa o que deixamos de fazer ou o que não fizemos bem: a redenção e a cura começam quando nos permitimos fazer o que importa ser feito para nós e para os outros sem a pressão ou ambição de receber algo em troca.
Vem junto!
Acompanhe o Tábula Rasa nas redes sociais:
– Facebook
– Instagram
– LinkedIn
– Threads
– X/Twitter
– YouTube
Ouça o Tábula Rasa nos principais agregadores:
– Spotify
– Apple Podcasts
– Deezer
– Amazon Music
– PocketCasts
O Tabula Rasa é produzido pela Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network.